quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pela primeira vez, sobrepeso atinge mais de 50% da população brasileira.


Dados são do mais recente levantamento Vigitel, do Ministério da Saúde. Pela primeira vez, sobrepeso atinge mais de 50% da população brasileira. 

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, pela primeira vez, mais de metade da população brasileira tem excesso de peso.

O dado é da mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que está sendo divulgada nesta terça-feira (27) em coletiva de imprensa.

O levantamento corresponde a dados coletados em 2012 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. A pesquisa Vigitel divulgada no ano passado, baseada em levantamento de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.

Ainda segundo a pesquisa, 8% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade atinge 16%. A obesidade é caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Já o excesso de peso é caracterizado por um IMC maior que 25 kg/m2.

“Temos o desafio de barrar crescimento contínuo do excesso de peso e da obesidade em homens e mulheres", diz Barbosa. Ele acrescenta que a obesidade pode ser combatida "desde a cantina da escola à lanchonete da empresa" e que os pais não devem permitir que as crianças substituam água por refrigerante.

De acordo com Barbosa, frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% daqueles brasileiros que concluíram, no mínimo,12 anos de estudo. Nesse mesmo grupo, 45% pratica algum tipo de atividade física no horário livre de lazer.

O secretário observa que o indicador mais preocupante é o que revela o consumo excessivo de gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente. Ele lembra que o ideal, para adultos, é o consumo de leite desnatado. 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Entendendo como funciona seu metabolismo é possível emagrecer


Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo lento demais pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Entendendo este processo, é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma. 
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando.

O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que, dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.

Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:

1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.

2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção de certos hormônios, levando à diminuição do metabolismo. Utilize em suas refeições gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.

3º) Freqüência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).

4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e treinamento de força (ginástica localizada ou musculação) acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.

5º) Água - A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.

6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.

7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.

8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.

ACELERANDO O METABOLISMO

Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições em 5 ou 6 por dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

A prática de exercícios físicos bem orientados aumenta a taxa metabólica em até 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios intensos.

Rosmeire Paixão - Personal Trainer especialista em nutrição esportiva e homeopatia

sábado, 10 de agosto de 2013

Acompanhamento profissional e espaço exclusivo são diferenciais.









Estúdios são cada vez mais procurados para a prática de atividade física

No espaço totalmente estruturado, que oferece conforto, privacidade e acesso a equipamentos completos, nasce um novo conceito para a prática de atividades físicas. Diferente das tradicionais academias, o studio, como é chamado, permite ao praticante de exercício físico um atendimento personalizado, individualizado com a certeza de resultados e metas atingidas.

Algumas vantagens como: treinamento personalizado e prioridade na qualidade do atendimento; acompanhamento profissional – Personal Trainer; atendimento com hora e dia marcados e um exclusivo espaço para o aluno.