segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pesquisa aponta que mais da metade dos brasileiros não pratica exercícios físicos




Pesquisa encomendada pelo Sesc, em 70 cidades, identifica que falta de tempo, de dinheiro e de disposição são justificativas mais comuns. E 58% dos brasileiros nunca fizeram exercício ou esporte. 

Uma pesquisa encomendada pelo Sesc, em 70 cidades, concluiu que mais da metade dos brasileiros não pratica exercícios físicos.

Nem caminhada, nem futebol. Este casal assume que é sedentário. “Nós fazemos sempre às segundas-feiras, chega na terça termina”, diz o homem.

Quando o assunto é exercício, mãe e filha têm algo em comum. “Duas preguiçosas”, diz a filha. “Eu já trabalho durante a manhã toda, aí chega certa hora você quer descansar e seu corpo acaba se acomodando”, comenta a mãe.

Falta de tempo, de dinheiro, de disposição pra fazer atividade física. Estas são as justificativas mais comuns, encontradas numa pesquisa que mapeou o sedentarismo no país. E ela mostrou que, seja qual for o motivo, homens e mulheres estão parados. Ao todo, 58% dos brasileiros nunca fizeram exercício ou esporte.

O estudo, feito em 70 cidades do Brasil, mostra que as mulheres são mais sedentárias do que os homens. E eles, mais vaidosos. Mais homens do que mulheres usam a malhação para melhorar a aparência.

“Eu não vou mentir. Penso um pouco também na estética e em ter um corpo bonito”, declara um frequentador de academia de ginástica.

Quanto menor a renda, mais comum a falta de exercício. Entre os entrevistados que ganhavam mais, 42% não se exercitavam. Entre os que ganhavam menos, esse número chegou a 77%. Mas, para essas duas Marias, dinheiro não é problema. Elas usam as academias populares, sem custo, comuns em muitas cidades.

“Eu sempre gostei de caminhar, de andar. Nunca gostei muito de ficar parada, não”, conta a auxiliar de enfermagem Maria Jacobina.

Ana cuida da casa, do filho e do trabalho, mas achou tempo para cuidar dela. “Você dormindo uma horinha a menos você tem mais disposição, você tem uma qualidade de vida maior malhando”, diz Ana.

“Se não dá pra fazer 30 minutos por dia, divida em duas partes de 15 minutos, mas faça alguma coisa. É importante começar”, orienta Fernando Dysarz, professor de Educação Física.

Seu José, de 75 anos, demorou um pouco. “Minha mulher sempre fazia e faz até hoje muito, eu sei que ela me deu aquele empurrão, e empurrão de mulher ninguém resiste. Aí eu vim para cá”, ressalta o arquiteto.

Se depois de tantos exemplos os sedentários ainda resistirem, é bom escutar o conselho de dona Júlia, uma portuguesa de 84 anos. “Tem que ter força de vontade, não pode ficar no mole, não”, afirma.