domingo, 19 de janeiro de 2014


Exercício físico e emagrecimento


Vários estudos têm demonstrado que o processo de envelhecimento vem acompanhado de mudanças na composição e no peso corporal. A prevalência da obesidade e do sobre-peso também vem crescendo muito, produzindo conseqüências adversas para a saúde pública, pois está associada ao aumento de todas as causas de mortalidade, e ao aumento de risco para doenças crônico-degenerativas (diabetes, hipertensão, osteoporose, derrames, doenças cardiovasculares, osteoartrites etc.).

A atividade física tem sido amplamente empregada como estratégia para o controle de peso e melhora na composição corporal, e para minimizar as perdas de massa muscular e óssea acompanhadas pelo processo natural de envelhecimento.
Quando uma pessoa recebe uma quantidade maior  de energia, sob forma de alimento, do que é gasta, o peso corporal aumenta. Vários fatores específicos podem predispor uma pessoa ao aumento excessivo de peso – padrões alimentares, meio ambiente, taxa metabólica de repouso etc.

A atividade física desempenha papel importante no controle do peso corporal, pois o gasto energético pode ser modificado, propiciando o alcance de um peso e composição corporal ideais para ótima saúde e bem-estar.
O fator mais importante em programas de exercício para a redução de peso é o gasto energético total. O programa deve estabelecer um equilíbrio calórico negativo para promover uma perda de gordura e levar em conta alguns fatores como duração, freqüência e intensidade.O início do programa deve ser lento, progressivo quanto à intensidade, e ter regularidade. O exercício mais freqüente resulta em maior gasto calórico.

O exercício aeróbio contínuo, que utiliza grandes grupos musculares e que comporta um gasto energético de moderado a alto, como caminhar, correr, pedalar, é ideal para promover perda de peso, pois consome grande quantidade de calorias, estimula o metabolismo lipídico e reduz a gordura corporal. A modalidade do exercício não está relacionada com a redução do peso, mas sim a freqüência, a duração e a intensidade com que é executado.

Os exercícios resistidos com pesos preservam a massa magra durante a perda de peso e referem-se a uma modalidade de atividade física sistematizada que também pode variar com freqüência, volume, tipo de treinamento, equipamento e intensidade. O exercício de resistência é importante na prevenção e na reabilitação de várias doenças crônicas, como obesidade e osteoporose. O importante é procurar um profissional de Educação Física especialista no assunto e adotar um comportamento preventivo e hábitos saudáveis.

Rosmeire Paixão - Personal Trainer

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Atividade Física no Combate ao Diabetes

Atividade Física no Combate ao Diabetes


A atividade física é de vital importância para os diabéticos, pois aumenta a sensibilidade à ação da insulina, principalmente nos indivíduos portadores do tipo 2. Esse aumento ocorre durante e após a atividade física, perdurando por até 48 horas. Os exercícios mais indicados são caminhada, corrida, natação e alguns exercícios de resistência.

Para os portadores do diabetes do tipo 1, com início da doença mais freqüente em crianças e adolescentes, necessitando que o indivíduo faça aplicações de insulina, a atividade física auxilia no melhor controle da pressão arterial, melhora o perfil lipídico, com redução do colesterol total e triglicérides, além da melhora da capacidade física geral. Há também o ganho no aspecto emocional pelo fato dos exercícios proporcionarem sensação de bem-estar. Como a administração de insulina é ajustada de acordo com as necessidades de cada pessoa, a orientação médica é importante para que seja administrada a dose ideal de insulina de acordo com a dieta e a atividade física praticada.

A glicemia pode ser acompanhada antes e após a atividade física, pois há riscos de ocorrer uma hipoglicemia (queda dos níveis sanguíneos de glicose). Resumindo, a atividade física pode auxiliar no tratamento do diabetes do tipo 1, podendo reduzir as necessidades diárias de insulina, entre outros benefícios.
O diabetes tipo 2 atinge mais os adultos com mais de 45 anos de idade, sendo que 80% são obesos ou tem sobrepeso, e pode ser controlado com uso de medicamentos orais e/ou insulina. Além de todos os aspectos positivos descritos para o tipo 1, a atividade física para o tipo 2 melhora o controle metabólico, com aumento do colesterol bom (HDL), melhor controle diário das flutuações dos níveis de glicose no sangue, além de promover um benefício cardiocirculatório.

É importante que se tenha a consciência que a prática, esportiva é fundamental, seja na prevenção ou no auxilio ao tratamento de diversas doenças. Que o exercício garante ao praticante além dos benefícios comprovados em exames diversos, uma sensação de "vida", de bem-estar.
Portanto, pense nisso e comece sua atividade física o quanto antes.

Rosmeire Paixão - Personal Trainer